Header Ads

Formula Negocio Online

Intel patrocinará lançamento do primeiro módulo lunar brasileiro

A Intel anunciou nesta sexta-feira (20/5) que patrocinará o projeto SpaceMeta, que visa colocar robôs totalmente construídos no Brasil em solo lunar ainda em 2012. O objetivo da SpaceMeta é conquistar o prêmio de US$ 30 milhões oferecido pelo Google e pela XPrize Foundation para estimular as iniciativas privadas para a exploração espacial.



Para receber o prêmio, o módulo brasileiro deve ser capaz de realizar algumas atividades na Lua, como se locomover por uma distância de pelo menos 500 m e enviar um vídeo em HD para a Terra.

Líder do projeto, o empresário Sérgio Cabral Cavalcanti afirma que a idéia por trás da iniciativa é promover capacidade do Brasil de inovar e resolver grandes problemas. Segundo o executivo, o país tem uma grande chance de se posicionar na área de exploração espacial, o que pode trazer diversas inovações no campo científico.

Os três módulos que devem ser enviados pela SpaceMeta para a Lua serão alimentados por processadores Intel Atom com baixo gasto de energia, já que os módulos dependerão da energia solar para funcionar durante a viagem. Antes do lançamento, serão feitas várias simulações para calcular todas as variáveis envolvidas no lançamento, viagem e pouso do módulo lunar.

Fonte: olhardigital.uol.com.br
Tecnologia do Blogger.