Header Ads

Formula Negocio Online

Tecnologia pretende carregar celular usando... Ele mesmo

Pesquisadores de universidade dos EUA desenvolveram sistema de células fotovoltaicas que transformam a luz traseira do LCD em eletricidade.

Um dos maiores pontos negativos de utilizar um smartphone é que você está frequentemente procurando por uma tomada ou uma porta USB livre para carregá-lo. No entanto, pesquisadores da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), nos Estados Unidos, criaram uma
fotocélula que pode carregar o próprio celular, utilizando a luz da parte de trás da tela.




Em um LCD típico há minúsculas moléculas de cristal líquido que são o “recheio” de um sanduíche formado entre duas folhas polarizadas. Transistores manipulam partes do cristal líquido, que é capaz de exibir os pixels, e é uma luz traseira (geralmente um tubo fluorescente ou LED) que torna esses pixels visíveis. Porém, por causa dos polarizadores, até 75% da luz traseira do display poderia ser absorvida antes mesmo de chegar aos olhos do usuário, enquanto que toda a tela continua a usar de 80 a 90% de toda a carga que o dispositivo drena.

O time de engenharia da UCLA criou um novo tipo de polarizador que pode coletar a energia a partir da luz traseira à medida que o usuário vai utilizando o aparelho. A equipe desenvolveu uma célula fotovoltaica orgânica para que, enquanto o celular estiver ligado, a célula possa se aproveitar de até 75% dos fótons desperdiçados pela luz traseira do LCD.

O novo painel também pode criar eletricidade tanto da luz do sol quanto do ambiente, quando estiver em lugares fechados. Logo o dispositivo poderá ser carregado não importa onde esteja - a não ser que permaneça no seu bolso.

Por Kevin Lee- idgnow.com.br


Tecnologia do Blogger.