Header Ads

Formula Negocio Online

Como saber se uma foto é uma montagem?

Uma  Página Web que aplica uma análise de nível de erros permite saber se uma imagem foi modificada ou não.




Cada vez que ver a capa de uma revista, desconfie. O que antes parecia “bom”, agora se pode parecer “melhor”, cortesia do Adobe Photoshop e ferramentas similares. Os anúncios com candidatos políticos os mostram imaculados, sem defeitos na pele e com dentes brancos como a neve. 


As modelos parecem eternas, e a roupa que vestem (ou melhor dizendo, “quando as vestem”) brilham e parecem desenhadas no corpo. Não é tão difícil encontrar espantosos exemplares de modificações em imagens através da Web. Inclusive algumas destas mesmas modelos publicaram suas imagens com e sem o Photoshop, para que os leitores notem a enorme diferença.






E agora nos encontramos com um site chamado “Image Error Level Analyser”. A explicação sobre seu funcionamento é a seguinte: A imagem é gravada a vários níveis de qualidade específicos, comparando-a com a imagem original. Cada vez que a imagem é gravada em formato JPEG, sua qualidade começa a baixar. Em caso de que não tenha sido modificada, toda sua superfície deveria ter sido gravada a mesma quantidade de vezes. Entretanto, quando há alguns “agregados”, as diferenças se fazem evidentes, e aquilo que foi modificado se sobressai em uma cor diferente.



O sistema não é perfeito (bordas e a cor vermelha podem ser interpretadas mal), mas nos dará uma idéia mais ou menos acertada se uma imagem foi montada ou alterada ou não. O site só pode trabalhar com imagens em formato JPEG, e necessita que a imagem já esteja carregada na Web, já que só trabalha com endereços URL. Fora disso, “Image Error Level Analyser” parece cumprir com o que promete. As montagens já são algo relativamente aceito nos dias de hoje, e aqueles casos particularmente escandalosos são os que acabam aparecendo nas notícias. Mas a titulo de curiosidade, que tal pegar uma imagem e submeter ao site?


Fonte: abc.es


Tecnologia do Blogger.