Header Ads

Formula Negocio Online

Detector de Mentiras Online!


Um jovem estudante do MIT trabalha em um software para verificar a veracidade dos conteúdos na Rede, da mesma forma que um corretor ortográfico detecta erros.

Estudante de pós-graduação do Instituto de Tecnologia do Masachussets está desenvolvendo um software através do qual se poderão detectar mentiras. O software utilizará o mesmo sistema de um corretor de ortografia para detectar se o conteúdo não verídico. Em um primeiro momento, o projeto foi pensado para ser utilizado em sites com conteúdo político; de fato, o site PolitiFact (EUA) (cujo intuito principal é buscar a verdade na política americana) se juntou ao projeto.

Para poder verificar o conteúdo, PolitiFact cede sua porta de acesso...

através das frases e palavras catalogadas em seu sistema se poderá contrastar a veracidade dos conteúdos publicados. Schultz, membro desta empresa, espera que no próximo ano, abra-se o código para que possa ser utilizado por mais desenvolvedores. Além disso o projeto poderá ser integrado em um software que escaneie sites tais como Snopes, o que facilitará o trabalho de contrastar feitos ali relatados.

O software poderá ser de muita utlidade caso venha a ter sucesso, pois poderia permitir que as empresas e  mesmo as pessoas, filtrassem a informação por sua veracidade. Algo que no momento é um trabalho árduo. Já que a quantidade de conteúdo que se move a cada dia na Internet é praticamente impossível de se catalogar.

Cada dia se vêem milhares de conteúdos novos na rede, a Internet pode ser denominada como um campo livre onde existe liberdade de expressão. A teoria de Habermas, teórico da comunicação, da a idéia de que o espaço público se tornou realidade com a Internet. Sempre e quando considerarmos a rede como um espaço público onde se fomenta o debate dos mais variados temas, dos  mais diversos  interesses e onde há lugar também para a tomada de decisões.

Um espaço onde deveriam reinar os códigos éticos e regular a convivência ordenada e participativa, internet é um espaço público, se considerar também que os meios de comunicação tradicionais o são. Os meios oferecem diversidade de conteúdos e pontos de vista que enriquecem à opinião pública.

Mas a falta de limitação, de fronteiras, em muitas ocasiões cria campos onde se faz presente a falta de ética. Situação que se a transladarmos ao campo do jornalismo se traduz na veracidade dos conteúdos. Conteúdos, que a menos de que não se disponha de fonte distinta e confiável, pode nos levar a graves equívocos.


Tecnologia do Blogger.