Header Ads

Formula Negocio Online

Ferramentas gratuitas para aumentar a segurança em seu PC.

Veja como manter seu PC a salvo de hackers e malware, e evitar que empresas criem um “perfil” seu com base em seus hábitos de navegação.

Tudo fica melhor com um upgrade. Mas programas que deixem seu computador mais versátil podem custar dezenas ou centenas de reais. Felizmente, os programas que listamos aqui não custam nada: são...

freeware” (software grátis) no mais puro sentido da palavra. Alguns deles podem ter recursos limitados em relação a uma versão “completa” (e paga), mas incluímos apenas programas com recursos suficientes para serem úteis.

Não há dois PCs iguais, então você precisa se certificar de que o software que baixar é compatível com sua máquina. Todos os programas que listamos funcionam no Windows 7, e a maioria deles também funciona com versões mais antigas do Windows como o Vista ou XP, mas verifique os requisitos de sistema de cada um deles no site do fabricante antes de instalar.

Também é recomendado criar um ponto de restauração do sistema  antes de instalar qualquer programa que tenha acesso aos seus arquivos ou configurações do sistema operacional, como anti-vírus, aplicativos de desktop remoto, utilitários para remoção segura de arquivos, etc. A regra é simples: é melhor prevenir do que remediar. Se algum programa causar problemas, basta “voltar” o sistema para o ponto de restauração feito antes de sua instalação e pronto!

Com tudo pronto, é hora de “incrementar” seu PC. Preparado? Começamos com 4 ferramentas de segurança que vão ajudá-lo a se manter mais protegido contra malware, contra hackers e a evitar que seus hábitos de navegação sejam rastreados por anunciantes. Vamos lá!

CyberGhost VPN Free: preocupado que um hacker consiga interceptar tudo o que seu computador envia e recebe, incluindo senhas e informações pessoais, enquanto conectado a uma rede Wi-Fi pública? Então experimente o CyberGhost VPN Free, que cria uma “rede virtual privada” (VPN) entre seu computador e um servidor seguro, e utiliza serviços de anonimização para ainda mais proteção. Depois de conectado, seu tráfego online será completamente anônimo. A versão gratuita do CyberGhost VPN funciona por 6 horas por vez ou até o limite de 1 GB de tráfego, o que vier primeiro. Depois disso você será desconectado, mas poderá se reconectar imediatamente se quiser continuar navegando.

Spybot Search & Destroy: quando você rodar este programa ele irá encontrar todo tipo de cookies de rastreamento, usados por sites para criar um “perfil” de seus hábitos online, e permitir que você os remova de seu computador. Ele também tem um recurso de imunização para proteger um PC limpo de spyware, e um sistema de proteção residente que avisa sobre comportamento suspeito em sua máquina, como quando um programa remove ou modifica chaves no registro do sistema.


TrackMeNot: o Bing, o Google, o Yahoo! Search e muitas outras ferramentas de busca são capazes de criar um “perfil” seu com base nos termos de busca que você digita, informação que é usada para selecionar quais anúncios serão exibidos enquanto você navega. Para evitar isto o TrackMeNot, que é um add-on para o Chrome e o Firefox, inunda os mecanismos de busca com termos aleatórios, para que no meio de tanto “ruído” eles não consigam extrair informações úteis sobre você. Os termos são gerados a partir de feeds RSS de sites como a CNN e NYTimes.com. O TrackMeNot lhe dá controle considerável sobre como você irá usá-lo, inclusive a escolha de para quais mecanismos mandar as buscas e quantas devem ser feitas a cada hora.

Avast Free Antivírus: em um de nossos testes recentes de ferramentas anti-malware o Avast Free Antivirus detectou 94.8% de todas as amostras de ameaças que apresentamos a ele, o que não é nem bom nem ruim. Mas ele foi o único produto gratuito que não identificou erroneamente um único arquivo seguro sequer como sendo malware. Com uma alta velocidade de varredura e pouco impacto no desempenho do PC, o Avast é um dos mais equilibrados programas anti-vírus gratuitos que existem.
avast_free-360px.jpg


Avast Free Antivírus: um dos mais equilibrados entre os gratuitos

"Esses são algumas opções, mais há pela rede outros bons softwares gratuitos esses fins. Acompanhe-nos, nossa preocupação com segurança da informação é constante, sempre estaremos ligados e a procura das melhores soluções, que com certeza seram postadas aqui".
Tecnologia do Blogger.