Header Ads

Formula Negocio Online

Porque devemos desligar os dispositivos eletrônicos durante os vôos?

Poucos minutos antes de decolar uma aeronave os passageiros são lembrados, entre muitos outros avisos, que devem desligar os dispositivos eletrônicos. Incluindo telefones, laptops, tablets e ebooks ou tocadores de música. No caso dos telefones móveis é obrigatória desde que entramos até o fim da viagem, mas muitos viajantes ignoram esta restrição.



Todos os dispositivos emitem sinais e ondas que podem interferir com os instrumentos eletrônicos  da aeronave. Por mais tecnologia de ponta que tenha um sistema de aviação, a transmissão desses sinais pode representar risco no momento da decolagem e pouso.

Para a Administração de Aviação Federal Americana, o risco de interferência eletromagnética é real, e por isso proíbe o uso de dispositivos eletrônicos que emitam qualquer tipo de onda ou sinal eletromagnético. Segundo a FAA (EUA), 1% de passageiros que não cumpram com esta restrição, ameaçam sete milhões de outros passageiros.

No entanto, Nick Bilton (colunista sobre tecnologia) escreve em um blog do The New York Times ,  _ se o uso de dispositivos eletrônicos implicaria um perigo real, certamente, o Departamento de Segurança Interna e da “Transportation Security Administration” já haveria proibido a entrada em aviões com tais dispositivos. Em seguida, há o fato de porque você só tem que desligá-los nas fases de decolagem e pouso enquanto que quando você está voando você pode ligar o dispositivo e não acontece nada (exceto celulares). Não se esqueça que muitos destes dispositivos pode ser transformado em "modo avião" a opção que faz com que o dispositivo não emite ondas ou sinais.

No entanto, como afirma o porta-voz da FAA, Menos Dorr, a agência prefere exagerar no lado de cautela quando se trata de dispositivos digitais na aeronave. Por outro lado, o porta-voz da CTIA, a associação da indústria de dispositivos sem fio, diz em um estudo conduzido por sua organização, que não houve resultados de interferência a partir de dispositivos móveis em aviões.

Então, o dilema permanece. É verdade que não houve nenhum acidente por causa disso, e de fato a Comissão Européia permitiu o uso de dispositivos móveis em vôos europeus. Embora cada empresa pode decidir sobre as novas regras.

E no Brasil:

- ANAC libera uso de celular e Internet nos vôos da TAM
- Aviões da TAM permitirão uso do celular em vôo
- Companhias aéreas culpam celulares por problemas nos vôos

_E a polêmica continua, na minha opinião enquanto não houver um consenso geral quanto a segurança em utilizar os aparelhos, que se desliguem, vamos ler um livro, dormir, fazer palavra cruzada, conversar com companheiro do lado, e fazer uma viagem tranqüila.

Imagens: Ibéria e American Airlines .
fonte: ticbeat.com

Tecnologia do Blogger.