Header Ads

Formula Negocio Online

Ucrânia: Refúgio de Cibercriminosos

Qual será o real motivo que faz com que a Ucrânia, seja um verdadeiro refúgio para cibercriminosos? Conforme um determinado número de indivíduos muito bem informados, a resposta para essa tão intrigante questão, é uma combinação de legislação totalmente inadequada, uma força policial que não tem conhecimento e autoridade suficientes no exercício de suas funções, além da pobreza e de uma política fortemente influenciada pela corrupção, e pelo crime organizado.

Devido aos cinco crackers ucranianos, que supostamente utilizaram o worm Conficker para roubar mais de 72 milhões de dólares de contas bancárias nos Estados Unidos, ainda andarem livres por aí...
, até mesmo funcionários do Serviço de Segurança da Ucrânia são forçados a admitir, que o país é uma fonte potencial de ameaças virtuais para outros países. O problema maior com a falta de uma legislação adequada com referência às sanções penais cibernéticas, pode estar ligado à situação política que a Ucrânia enfrenta.

Legislação Ultrapassada e Preponderância do Cibercrime Sobre o Governo Ucraniano

De acordo com o analista ucraniano Taras Kuzio, a elite governante ucraniana (que é similar a russa), não está interessada em atualizar as leis, porque isso não é do interesse dos grupos criminosos organizados que exercem uma influência inadequada sobre o governo e suas decisões. Ele ressaltou que aqueles que querem fazer a diferença e mudar o rumo das coisas, ficam muitas vezes frustrados.

Pirataria intelectual, violação de direitos autorais e plágio são coisas que acontecem livremente todos os dias, na Ucrânia, disse o ministro do Interior Yuryi Lutsenko, porque não há nenhuma lei que possa reger o comportamento de tal sanção. E mesmo quando as investigações são montadas contra alguns infratores, a aplicação da lei raramente é capaz de mantê-los fora de circulação ou manter os seus serviços offline, enquanto o inquérito estiver em curso.

Além de todos esses entraves, a situação econômica também faz parte do problema existente. Não é de admirar, então, que em um país onde tudo funciona a favor dos cibercriminosos, a aplicação da lei esteja ficando para trás, de maneira severa. Comparando-se a sofisticação da comunidade cracker com os mecanismos de aplicação da lei, Brian Krebs diz que a diferença é considerada absurda, pois os cibercriminosos ucranianos são considerados alguns dos melhores do mundo.

Solução para este Problema. Será que Existe?

Há quem diga que um investimento de alto potencial na economia do país, iria melhorar bastante a situação. Pessoas com bom conhecimento, seriam capaz de conseguir um emprego legítimo que pagasse o suficiente para que pudessem viver uma vida normal, e abandonariam o exercício de atividades ilegais. Outros parecem pensar que um, uma boa reformulação e rigoroso cumprimento das leis existentes, recobrando a esperança no futuro, seria o melhor caminho a percorrer. Infelizmente, qualquer que seja a escolha final para ser colocada em prática, é pouco provável que provoque a melhoria da situação, de forma imediata. Ainda existe um longo e complexo caminho a ser percorrido.





Tecnologia do Blogger.