Header Ads

Formula Negocio Online

Senhas! Veja como escolher combinações praticamente indecifráveis

Segurança, Segurança online, Senhas, Quebra de senhas, Senhas seguras, Senhas Fortes, Como testar suas senhas, Site Intel para testar suas senhas, Criar senhas infaliveis
Há anos eu aviso familiares sobre suas práticas com relação à escolha de senhas de má qualidade. Ou eles usam senhas facilmente hackeáveis, ou esquecer as senhas que criaram - às vezes ambos.

Se você não acredita em mim, amada família, considere as declarações sobre o Dia da Senha (sim, aparentemente é algo) de Robert Siciliano, da McAfee: "74% dos internautas usam a mesma senha em vários sites, por isso, se um hacker obtém sua senha, ele terá, por tabela, acesso a todas as suas contas. Reutilizar senhas de e-mail, contas bancárias e de mídias sociais, pode levar ao roubo de identidade e perda financeira".



Qual é a solução? É mais fácil do que você imagina. Para começar, vá até a página da Intel (essa daqui do Password Grader) para testar o quão facilmente pode ser quebrada a sua senha atual. (O site promete não reter qualquer informação, embora ainda recomenda-se que você não use a senha real - então use algumas combinações semelhantes.)

De lá você pode rolar a tela para baixo para ver um simples processo passo a passo para transformar a sua senha de "hackeável" para "indecifrável". (Há uma versão mais longa e mais informativa deste infográfico no blog do Siciliano - e ele não exige que você use o Password Grader, se você preferir não fazer isso.)

O principal argumento aqui é evitar a habitual mistura de letras, números e sinais de pontuação (que você foi aconselhado a fazer muitas vezes) e, em vez disso, optar por uma combinação mais fácil de ser lembrada.

Então, por exemplo, se sua senha é algo como "PCW0rldD4ve", você pode se dar melhor se mudá-la para "Eu amo ler PC World!". Parece loucura, mas como McAfee e  a Intel mostram, não se trata de complexidade, mas sim comprimento.

E você poderia adaptar uma frase semelhante a todos os outros sites que você visita: "Eu amo ler Facebook!", por exemplo, e assim por diante. Agora você tem a diversidade e a simplicidade na palma da mão. A única pegadinha é que alguns sites não permitem que você use espaços, e outros podem limitar o comprimento da senha.

Por: Rick Broida, PC World / EUA
Para: IDGNow
 





Tecnologia do Blogger.