Header Ads

Formula Negocio Online

Espelhos gigantes iluminam cidade norueguesa

Espelhos solares iluminam cidade Norueguesa
Poderia ser a sinopse de um filme, mas não é. Um grupo de engenheiros noruegueses instalou espelhos gigantes controlados por computador para iluminar uma cidade que passa cinco meses na sombra.

Por se situar num vale, a cidade norueguesa de Rjukan passa cinco meses na sombra. De setembro a março, os 3500 habitantes não conseguem ver o sol, razão pela qual há muito que sonham com o projeto que lhes permitirá sair da escuridão.



O projeto foi agora terminado, com o último dos espelhos gigantes a ser instalado no topo das montanhas adjacentes. O projeto compreende três espelhos com uma área de 163 metros quadrados que vão redirecionar a luz solar de inverno para a praça da cidade, iluminando cerca de 650 metros quadrados.

Um computador, localizado no edifício da Câmara Municipal, vai operar os espelhos solares, seguindo o movimento do sol e calculando a posição ótima dos mesmos para refletir a luz para a praça central.

O projeto tem um custo total de cinco milhões de coroas dinamarquesas (cerca de 580 mil euros), mas 80 por cento dos fundos são fornecidos por um fundo privado. O sistema será alimentado principalmente por energia solar e eólica.





Leia mais: 



 
Tecnologia do Blogger.