Header Ads

Formula Negocio Online

Conexões M2M o que são?

Conexões M2MO que é?

M2M (Machine-to-Machine) refere-se à comunicação de maquina para maquina. Isso não é uma tecnologia nova , porem com a expansão das redes sem fio e com a onipresença do GSM em todo o mundo, o crescimento da utilização do M2M é tido como tendência para os próximos anos. 

Esta tecnologia vai além da conexão ponto-a-ponto, podendo interligar sistemas de rede, tanto com fio quanto sem fio, a dispositivos remotos.

Na comunicação M2M ocorre a transferência e utilização de dados, em tempo real, via redes fixas ou móveis, oriundos de equipamentos/terminais remotos para o monitoramento, medição e controle dos mesmos.

Para que serve?

M2M possibilita o funcionamento de diversos serviços, como: rastreamento automatizado de veículos (AVL), serviços públicos, serviços financeiros (ATM’s e POS), segurança patrimonial, telemetria, automação industrial, gerenciamento de transito, smart meetering (medidores inteligentes), smart grid (redes de energia elétrica inteligentes), distribuição de petróleo e derivados, Agrobusiness e meio ambiente, saúde e outros.

O M2M tem sido considerado um subconjunto da Internet das coisas onde não existe intervenção humana na comunicação.

Classificação

M2M Especial são os dispositivos em operação utilizados em sistemas de comunicação máquina a máquina que, sem intervenção humana, utilizam redes de telecomunicações para transmitir dados a aplicações remotas com o objetivo de monitorar, medir e controlar o próprio dispositivo, o ambiente ao seu redor ou sistemas de dados a ele conectados por meio dessas redes.
M2M Padrão são os dispositivos máquina a máquina em operação que não se enquadram na definição de M2M Especial.

Alguns exemplos de aplicações 

Uma das principais aplicações dessa tecnologia é a “Internet das Coisas”, carrros conectados, casas conectadas, medidores de energia inteligente, monitores de saúde e uma serie de outros dispositivos e serviços teram com base conexções M2M.

Vamos acompanhar e ver o que vem por ai :)

Tecnologia do Blogger.